Blog

Lightsweet integra Pacto Global e amplia o seu compromisso em prol da preservação do meio ambiente

A empresa Paranaense está mais de três décadas no segmento de produtos saudáveis é detentora das marcas Lowçucar e Magro e, tem como meta reduzir os impactos de suas operações na natureza.

Com certeza, você já deve ter ouvido falar do Pacto Global da ONU – Organização das Nações Unidas e dos seus 10 Princípios que estão ligados diretamente a ecologia e o futuro da humanidade.

Com o objetivo de deixar um legado de sustentabilidade para as próximas gerações, a Lightsweet elabora projetos e ações diárias para promover a redução dos resíduos, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e o descarte correto dos materiais recicláveis e não recicláveis. 

Segundo Amaury Cezar Cruz Couto Diretor Presidente da Lightsweet estar comprometido com os 10 Princípios émotivo de grande satisfação para toda a empresa.

 “Acreditamos que a sociedade está cada vez mais engajada na transformação das relações humanas e com o meio ambiente. Incentivamos também nossos parceiros a adotarem essas mesmas práticas, que assegurem a proteção dos direitos humanos e trabalhistas, garantam a sustentabilidade das organizações e do meio ambiente, e mantenham a ética e a legalidade em cada negociação realizada”, explica Couto.

Atualmente os Adoçantes Líquidos Lowçucar e Magro é um dos itens de maior produção das marcas são milhares de frascos por mês que seguem comercializados em todos os estados do País.

A principal meta da Lightsweet neste processo produtivo é gerar menos impacto na natureza e, por este motivo, a empresa visa comercializar apenas o frasco tradicional do adoçante sem acrescentar novas embalagens como cartuchos de papel.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cerca de 80% das embalagens são descartadas após serem usadas apenas uma vez. Como nem todas seguem para reciclagem, esta proporção proporciona a superlotação dos aterros e lixões.

No Brasil, aproximadamente um quinto do lixo é composto por embalagens. São 25 mil toneladas de embalagens que vão parar, todos os dias, nos depósitos de lixo.

Para a Lightsweet um dos maiores desafios é trabalhar a conscientização dos consumidores no desenvolvimento de iniciativas com maior responsabilidade ambiental e dessa forma todos contribuam para um futuro mais justo e sustentável.

PACTO AMBIENTAL

O Pacto Global da ONU, que se trata de uma iniciativa do ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas. Kofi Annan estabeleceu o objetivo de chamar a comunidade empresarial para que adotasse os 10 Princípios, que são valores fundamentais no cenário mundial. Os princípios são:

  • Proteção aos direitos humanos;
  • Não participação em violações desses direitos;
  • Apoio à liberdade de associação e à negociação coletiva;
  • Eliminação do trabalho escravo;
  • Abolição efetiva do trabalho infantil;
  • Fim da discriminação no emprego;
  • Abordagem preventiva quanto aos desafios ambientais;
  • Promoção da responsabilidade ambiental;
  • Incentivo à difusão de tecnologias sustentáveis;
  • Combate à corrupção.